> O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE JESUS
O CAMINHO BÍBLICO
 « Inicial   «Anterior 
 As Lições Sobre o Espírito Santo
Próxima »
 « Perguntas

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE JESUS

LIÇÃO 10:

Introdução:
O trabalho do Espírito Santo no plano redentor de Deus torna-se destacado no relacionamento de Jesus com o Espírito. O Espírito não é nosso redentor mas sem Ele, Jesus não seria nosso redentor.

I. ANTES DO NASCIMENTO DE JESUS,
o Espírito Santo atuava nos profetas, dando-lhes a conhecer os eventos relativos à vida de Cristo, preparando assim o povo de Deus para a sua vinda.
1 Pedro 1.10-12.

II. NA CONCEPÇÃO DE JESUS,
o Espírito Santo foi o responsável pelo nascimento virginal de Jesus através de Maria, assegurando a encarnação do Verbo de Deus
Mateus 1.18,20
Lucas 1.35.
João 1.14

III. NA INFÂNCIA DE JESUS,
o Espírito atuou em pessoas e nas circunstâncias para preparar o mundo para receber o seu Rei
Lucas 2.25-27

IV. NA PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA,
Jesus era anunciado como aquele que faria o Espírito Santo accescível a todos pelo batismo no Espírito Santo
Lucas 3.16.
Veja Hebreus 2.4

V. NO BATISMO DE JESUS,
o Espírito apresentou-se corporeamente como pomba, para indicar aquele que era o único Filho Amado de Deus
Lucas 3.22

VI. NA TENTAÇÃO DE JESUS,
o Espírito foi aquele que o impulsionou ao deserto para o período de jejum, consagração e conseqüente tentação
Lucas 4.1

VII. NO INÍCIO DO MINISTÉRIO DE JESUS,
o Espírito encheu-o de poder para trabalhar
Lucas 4.14-15
Jesus entendeu que o seu ministério era o cumprimento das passagens de Isaías (11:2) que falavam do Espírito agindo através do Messias
Lucas 4.16-21
O Espírito ungiu Jesus e o fez pronto para iniciar o seu ministério. Neste ministério, seu ensino fez que o povo se admirava com seu ensino.

VIII. TODO O MINISTÉRIO DE JESUS
foi acompanhado e dirigido pelo Espírito Santo:
A. O ministério em geral
Mateus 12.15-20
Isaias 42:1-4;
32:15-20;
44:3-5;
Ezequiel 36:26-31;
Zacarias 12:10 .

B. O ministério de curar
Mateus 12.28;
Atos 10.38
Sem O Espírito Jesus não podia ter feito seus milagres.

C. O ministério de oração
Lucas 10.21

D. O ministério do ensino pelo Espírito
Atos 1.1-2

IX. O SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ
foi oferecido a Deus pelo Espírito Santo
Hebreus 9.14
O Espírito o sustentou na sua hora mais difícil.

X. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO
foi obra do Espírito Santo
Romanos 8.11

XI. A GLORIFICAÇÃO DE CRISTO
entre homens desde sua ascenção.
João 16:14

O Espírito Santo estava presente em cada instante da vida do Mestre. Assim também Ele está sempre conosco. A vida cristã plena e vitóriosa só pode ser encontrada no Espírito.

ESCRITURAS DE REFERÊNCIA
Isaías 11:2 Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

Isaías 42:1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.

Mateus 1:18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.

Mateus 1:20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.

Mateus 3:16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.

Mateus 4:1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

Mateus 12:18 Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará juízo aos gentios.

Mateus12:28 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.

Marcos 1:10 Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele.

Marcos 1:12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto,

Lucas 1:35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

Lucas 1:41 Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo

Lucas 3:22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

Lucas 4:1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto

Lucas 4:14 Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.

Lucas 4:18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,

João 1:32 E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.

João 1:33 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

Actos 1:2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.

Actos 10:38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

Filipenses 1:19 Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação,

Hebreus 9:14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

1 Pedro 1:10-12 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, 11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. 12 A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.

Voltar ao início da pagina