O CAMINHO BÍBLICO
 « Inicial  «  Anterior
Lições de Mateus
 Próxima »   Perguntas »

OS MILAGRES DE JESUS

Mateus 8


(UMA COMPARAÇÃO ENTRE JESUS, OPERADOR DE MILAGRES, E OS CURANDEIROS ATUAIS )

I. O CONTEÚDO NO CAPÍTULO

A. O leproso - " Senhor, se quiser, pode purificar-me."
Jesus -" Quero, fique limpo" - tocou nele e imediatamente o leproso ficou limpo. Não diga a ninguém, vai mostrar-te ao sacerdote"

B. O centurião - " Meu criado está sofrendo, paralítico"
Jesus " Irei curá-lo"
O Centurião - " Não sou digno de que entre na minha casa. Só mande a palavra."
Jesus -" Que fé! Vá, ele está curado (naquela mesma hora) conforme a sua fé"

C. A sogra de Pedro com alta febre
Jesus a tocou, a febre saiu Ela se levantou e passou a serví-los

D. Curou todos os doentes (com uma palavra )

E. Acalmou a tempestade, repreendeu os ventos e o mar

F. Dois endemoninhados, vivendo entre os sepulcros, violentos.
Jesus ordenou - "Saia"
Os endemoninhados sairam e entraram em porcos que correram para o mar e se destruiram.

II. VEMOS NESTES MILAGRES ALGUMAS CARACTERISTICAS IMPORTANTES QUE DISTINGUEM JESUS DOS CURANDEIROS DE HOJE EM DIA

A. Seus milagres e curas foram feitos de uma maneira simples, sem aquele sensacionalismo. Ele nao precisava criar um ambiente de circo. Sem conjunto de som ou músicas para excitar as emoções das pessoas para serem curadas. Sem gritar e dançar - Jesus tocou no leproso, falou a palavra ao centurião, tocou na sogra de Pedro, falou à tempestade e mandou nos demônios. Tudo na maior calma, sem qualquer "show".

B. Seus milagres e curas eram imediatos - o leproso, o criado (naquela mesma hora), a tempestade e os demônios. Não lemos que naquela hora a pessoa começou a se sentir melhor e 3 mêses mais tarde recebeu alta do médico. Tudo foi feito por completo e imediatamente.

C. Ele não pediu dinheiro. Ele não construiu um poço de curas como alguém fez em São Paulo onde convidam pessoas para jogar o seu dinheiro. Não anunciou curas de $CR 1.000, 5.000 e 10.000 como em Recife. Não cedeu moedas milagrosas por " uma oferta voluntária " como alguns hoje em dia. Jamais lemos nenhuma palavra sobre dinheiro nas curas de Jesus. Ele não passou a bandeja. É verdade, ele mandou o leproso ao sacerdote e lá, conforme a lei de Moisés, o leproso teria que oferecer uma ovelha como sacrifício, mas nada entrou na bolsa de Jesus.

D. Suas curas não eram de doenças "psicomáticas". Hoje, os médicos dizem que 90% das doenças são psicomáticas. Isto não quer dizer que são imaginárias, mas que são produzidas ou controladas pelo subconsciente ou pensamentos. Pode ser que lepra tem fatores mentais que ajudam a resistir a doença mas a cura imediata não . O criado, sendo paralítico, talvez podia ser ligado ao subconsciente e também a febre alta mas com certeza a tempestade não sofreu de qualquer doença psicomática. Quando os endemoninhados foram curados , os demônios entraram nos porcos no momento da cura mostrando que não era doença psicomática. A corrida dos porcos era prova da libertação invisível dos endemoninhados.

E. Seus milagres foram feitas em grande variedade. Jesus curou todo tipo de doença e acalmou a tempestade. Ele não tinha "um truque especial". Mateus 11:4 diz que "Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres está sendo pregado o evangelho."

F. Seus milagres nem sempre dependiam da fé da pessoa curada. O leproso expressou fé. O centurião expressou fé (mas não o criado). A tempestade (obviamente) e os endemoninhados nem conheciam quem era Jesus. O poder não era o poder de fé, não era o poder de pensamento positivo, e sim, poder divino. A diferença entre as obras de Jesus e os curandeiros de hoje é como a diferença entre dia e noite.


CONCLUSÃO : Jesus não chamou os seus disceipulos a uma vida de lazer, conforto e prosperidade material. Muito pelo contrário. Ele disse: "Não me segue por causa das curas ou na esperança de receber uma bençao material. "As raposas tem os seus covis e as aves do céu ninhos mas o filho do hmem não tem onde reclinar a sua cabeça." Quem atraiu seguidores verdadeiros desta maneira? Foi Jesus Cristo, o Filho de Deus. Siga a Ele!

          4. Deus está em favor dos oprimidos e prejudicados.

pagina inicial

Voltar ao início da pagina

PALAVRAS CHAVES: BÍBLIA/Mateus
JESUS, Sermão no monte
JESUS/milagres
TÍTULO: MATEUS 8 OS MILAGRES DE JESUS
AUTOR: Joe Mckinney
DATA: Abril 1994