O CAMINHO BÍBLICO
 ««Inicial   «« Anterior
  Mensagem de Reconciliação
 Próxima »»  Perguntas »»
Permanecendo Fiel

Lição 28
Quando alguém
    A. Ouviu a mensagem do Evangelho de que Jesus. (1 Corintios 15.1-4)
      1. era Deus que veio a esta terra em forma carnal
      2. foi crucificado pelos nossos pecados
      3. foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia
      4. visto por muitos que o conheciam bem

    B. Responde a mensagem por
      1. Crer que Ele é o filho de Deus
      2. se arrepende de todos os seus pecados
      3. fazendo da santidade seu estilo de vida
      4. renuncia ao pecado, deixando o velho corpo sepultado no túmulo do batismo

    C. Eles são ressuscitados pelo poder de Deus como novas criaturas. Passam a ser então Filhos de Deus.
Pode ter certeza que o Diabo vai usar de tudo a sua disposição para fazer com que você volte a sua velha vida. Pedro escreveu "Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido." (2 Pedro 2.20-21)

O apóstolo João também nos deu uma visão disto quando escreveu " Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão continua nas trevas." (1 João 2.9)

"Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo- a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens- não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2.15-17)

"Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo."(1 João 3.15)

"Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos- o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte."(Apocalipse 21.8)

"Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira". (Apocalipse 22.15)

Quando um Cristão volta atrás e permanece no seu velho estilo de vida, ele não está em melhor situação, mas pior do que antes. "Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina. Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados , estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido , voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio 'O cão volta ao seu vômito' e ainda: "A porca lavada volta a revolver-se na lama'." (2 Pedro 2.19-22)

O autor de Hebreus deixa bem claro que Deus não tem nennhum prazer naqueles que voltam atrás. "Por isso não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que Ele prometeu; pois em breve, muito em breve " Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos mas dos que crêem e são salvos." (Hebreus 10. 35-39)

Não é suficiente só começar no caminho da justiça. Ele pode voltar de sua nova vida em Cristo para sua velha vida, uma vida de pecado. Examine a mensagem dada as sete igrejas na Asia, muitas das quais tinham sido estabelecidas por Paulo só alguns anos antes:

    Éfesio - "Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele." (Apocalipse 2.4-5)

    Esmirna … "Não tenha medo do que você está prestes a sofrer.. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida" (Apocalipse 2.10)

    Pérgamo - "Sei onde você vive- onde está o trono de Satanáz. Contudo você permance fiel ao meu nome e não renunciou a sua fé em mim. ... No entanto, tenho contra você algumas coisas ... Portanto arrependa-se! Senão virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca." (Apocalipse 2.13,14,16)

    Tiatira - "No entanto contra você tenho isto: você tolera Jezebel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos." (Apocalipse 2.20)

    Sardes - "Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas.Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento.Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. (Apocalipse 3.1-2)

    Filadélfia - "Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei na hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr a prova os que habitam na terra." (Apocalipse 3.10)

    Laodicéia - "Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente. Assim, porque você é morno, não é frio bem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca." (Apocalipse 3.15-16)


O conselho de Paulo é bem oportuno: "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!". (1 Corintios 10.12)

Perguntas
    1. Pedro nos diz que um cristão pode tornar-se pior do que antes de conhecer o caminho da justiça.
             

    2. Paulo advertiu os cristãos Gálatas de que se eles voltassem às obras da carne que eles não herdariam o reino dos céus.
             

    3. João ensina que um cristão pode ainda estar nas trevas.
             

    4. A quem a ira de Deus é revelada?
         Aos homens sem Deus .
         Aos homens perversos
         Homens que escondem a verdade
         Deus é um Deus de amor e não um Deus de ira. .
         A, B e C

    5. O mundo e a cobiça por ele passarão mas a vontade de Deus permanece para sempre.
             

Voltar ao início da pagina